Nevada Hayes - A Americana que que quis ser Rainha de Portugal

Registrado
19 Feb 2017
Mensajes
293
Calificaciones
652
Ubicación
rua de santa marta
Ana Anjos Mântua acaba de publicar este livro sobre uma senhora muito pouco conhecida : Nevada Hayes

https://www.presenca.pt/livro/a-americana-que-queria-ser-rainha-de-portugal/

Trata-se de uma versão romantizada da história de uma modesta filha de um merceeiro do Ohio que subiu as escalas financeiras e sociais no final do séc XIX e princípio do séc XX.

Uma mulher que (quase) se tornou a Princesa herdeira consorte de Portugal (quase !) e, legalmente, a Duquesa do Porto.

Em 1910 foi implantada a república em Portugal, e a família real partiu para o exílio - o rei D.Manuel e a mãe, D.Amélia de Orléans para Inglaterra (onde os Orléans estavam exilados) , a Rainha-Avó D.Maria Pia de Sabóia e o seu 2º filho, o Infante D.Afonso duque do Porto, para Itália.

D.Maria Pia morreu pouco depois em Turim 1911 e D.Afonso mudou-se para Nápoles onde vivia graças à generosidade dos primos Sabóia.

Aí o seu destino cruzou-se com o de uma bela americana duas vezes viúva e recém divorciada, conhecida na América como a "viúva 10.000.000 de dólares", que viera para a Europa à procura de um noivo de estatura social superior à dos anteriores maridos.

Flirtou com a alta aristocracia francesa e inglesa e com um príncipe egípcio, até se cruzar com o Infante D.Afonso.

Casaram em 1917 em Roma, e civilmente em Madrid, e Nevada passou a adoptar os títulos do marido, duquesa do Porto e princesa-herdeira de Portugal.

(D.Manuel estava casado desde 1913 e não tinha filhos pelo que o tio era o seu sucessor)

O Rei e D.Amélia ficaram horrorizados :woot: com a nova "aquisição" para a Casa Real e D.Manuel considerou o casamento morganático e retirou ao tio a posição na linha sucessória, mas ela continuou a ser tratada como Duquesa do Porto até à sua morte.

Apesar da tumultuosa vida que tivera antes, Nevada acalmou e foi uma companheira presente nos três anos seguintes até à morte de D.Afonso em 1920, sendo o seu suporte, dado que, por influência de D.Manuel e D.Amélia, os primos Sabóia retiraram-lhe a mesada e os apoios e fecharam-lhe as portas dos seus palácios.

Sendo uma pessoa de carácter simples, D.Afonso pouco se terá importado, preferindo a companhia de Nevada.

D.Afonso redigiu um testamento, considerando a mulher a sua única herdeira. Não possuía muito, mas conseguira recuperar algumas peças pessoais, jóias e pintura que deixou a Nevada.

A família real contestou o testamento, mas Nevada ganhou o caso.

O Infante D.Afonso era um personagem muito popular durante a monarquia, dedicando-se aos desportos motorizados, e conduzindo a grande velocidade (relativamente :) ) por Lisboa, Sintra ou Cascais no seu FIAT e gritando para os peões "ARREDA" - afastem-se, alcunha porque ficou conhecido.

Era tão popular que, sendo oficial da marinha, as autoridades republicanas enviaram um cruzador para Nápoles para recolher os seus restos mortais.

Nevada conseguiu que a aceitassem como passageira e participou nas cerimónias fúnebres de D.Afonso e no seu enterro no Panteão de S.Vicente de Fora.

Foi o único membro da Família Real a participar no funeral de D.Afonso.
D.Manuel e D.Amélia devem ter ficado felizes (pela 1ª vez) por estarem abrangidos pela Lei do Banimento que não lhes permitia entrar em Portugal
devious.gif
.

O livro contém várias fotos nova, pelo menos para mim.
 
Curiosamente, Portugal poderia ter tido outra rainha americana.

No ramo miguelista da familia o principe herdeiro D.Miguel (III) de Bragança também conheceu uma riquíssima socialite americana Anita Rhinelander Stewart.

Casaram no Castelo de Tulloch na Escócia em 1909 tendo a noiva recebido na véspera o título de Princesa de Bragança, outorgado pelo Imperador Francisco José de Áustria, que era próximo e protector dos Braganças miguelistas exilados na Áustria e na Baviera.

Há quem defenda que D.Miguel renunciou aos seus direitos quando casou, dado que a noiva não era de sangue real, outros falam da renúncia dos dois Miguel pai e filho só em 1920, a favor do filho e irmão mais novo D.Duarte Nuno (pai do actual Duque de Bragança).

Entre 1911 e 1912, D.Miguel (III) participou nas invasões monárquicas que, vindas da Galiza, procuraram derrubar a monarquia.

Estas campanhas eram financiadas por Anita e por algumas das suas tias como a Infanta D. Maria das Neves, casada com o pretendente espanhol Alfonso Carlos de Borbon da linha carlista.

Quando perdeu a ilusão de conquistar o trono D.Miguel mudou-se com a família para Nova Iorque, onde veio a falecer em 1923, vítima de pneumonia.

Quando soube da notícia, o pai terá dito "Perdi o meu melhor amigo".

Miguel e Anita tiveram três filhos : Nadjejda, Miguel e João, os dois rapazes tendo fundado as duas linhas americanas dos Braganza.

Depois da morte do marido, Anita pretendeu recuperar a sua nacionalidade americana, para o que as autoridades locais lhe exigiram que renunciasse ao seu título e a qualquer pretensão ao trono, o que fez, apesar de, socialmente, continuar a ser tratada como princesa.

Anita voltaria a casar em 1946 com Lewis Gouverneur Morris (1883-1967) e viria a morrer em 1977 com 91 anos na sua mansão de Rhode Island, rodeada pelos filhos Miguel João, naturalizados americanos, noras e netos.

Nadjejda morrera em 1946.
 
Claro que nunca teria sido rainha, mas casou com o então príncipe-herdeiro, e na insegura Europa do início do séc. XX, tudo poderia acontecer.

Recorda-te que Manuel só foi rei, porque o pai e o irmão mais velho e príncipe herdeiro D.Luis Felipe foram assassinados em 1908.

No mesmo período foram assassinados Franz Ferdinand de Habsburgo ou Jorge I Rei da Grécia, logo, apostar no 2º da linha sucessória poderia pagar dividendos.

E depois o título do livro tem que ser entendido como é : apenas um título apelativo para os leitores.

No entanto, como D.Manuel II e D.Augusta Vitória não tiveram descendência, se Afonso e Nevada tivessem tido filhos e se o casamento não viesse a ser considerado morganático, Nevada poderia ter sido a mãe de um futuro e restaurado Rei, o que lhe deveria ter agradado muitíssimo.
 
Back